Quem sou eu

Minha foto
Maricá - Itaipuaçu, Rio de Janeiro, Brazil
Sou poetisa, cantora, compositora e amante das artes.

domingo, 4 de janeiro de 2009

DEMÔNIOS (Beatriz Oliveira)


Há, em mim, vários demônios.

Um ama a mentira e,

Freqüentemente, avilta minha inteligência,

Com seus desejos fugazes.

Outro ama a loucura e,

Às vezes, me assalta, inesperadamente e,

Ao ver-me, já me encontro na camisa.

O outro ama a liberdade!

Esse, de vez em quando, me ajuda,

Rasgando minhas vestes.

Outro ama a minha nudez e,

Mesmo sem jeito, ao custo de cravadas,

Tenho que despir-me pra ele.

Esse é muito mau!

Não respeita o tempo, nem conhece limites e,

Quando me visto,

Ele me rasga o peito.

Há, em mim, outro demônio

Que ama a dor e,

Quando tudo vai bem, me espeta.

Então, eu sei que devo

Providenciar-me algum mal.

Há, porém, em mim,

O pior de todos os demônios:

O que ama a emoção.

Seja qual for, ele ama.

Quando minto ou me dispo,

Quando minha mente se perde,

Quando busco a folha da parreira,

Quando invento casos, acasos,

Atrasos, descasos,

É sempre quando ele me ama.

Meus demônios vivem brigando!

E os chamo “meus” porque de mim brotam.

Sou sua mãe, seu algoz, seu deus,

Sou a mão que os acaricia ou tortura.

Quando estão tristes, os acalento.

São meus filhos,

Crianças com brinquedo novo.

Não posso matá-los!

Devo dominá-los e amá-los, pois são meus.

Não ouso o exorcismo!

Há, em mim, apenas o que sou.

Se matá-los, morrerei!

Se eu morrer virão fantasmas...

Eu prefiro meus demônios aos seus fantasmas!

Demônios são anjos. Crescerão.

Fantasmas não são nada

E o nada é meu oposto.

Em mim, sou tudo de mim.

Eu amo meus demônios

E odeio os fantasmas...!

Um comentário:

Andreia Jacomelli disse...

Que mergulho profundo, heim, Bia?! Parabéns por essa capacidade, querida. Belo texto! Bjs.