Quem sou eu

Minha foto
Maricá - Itaipuaçu, Rio de Janeiro, Brazil
Sou poetisa, cantora, compositora e amante das artes.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

GOSTAR (Beatriz Oliveira)



Com as dificuldades da vida, eu aprendi a gostar...

Aprendi a gostar de mamão, pra soltar constipação,

De chuchu, pra comer com camarão,

De ver por dentro, pra chegar no coração.

Hoje gosto de tanta coisa bela!

Liberdade, beijo, flor, janela...

Sol, lua, terra, céu, pijama de flanela

E dormir nua e solta no colchão.

Descobri que gostar é amplo como a primavera.

Gosto de ópera, seresta, regional, forró,

Rock, jazz, hip-hop, funk, samba,

Gosto de compor, curtir, esmiuçar, dar nó,

Elucubrar e dançar zouk de ficar com a perna bamba.

Gosto de ouvir, falar, pensar, mecanizar,

Gosto do fácil, do difícil, do abstrato, do concreto,

De cair na grama à tarde pra ver o sol deitar

E de deitar na cama à noite pra mirar o teto.

Aprendi a gostar de coisas chatas...

Gosto de rúcula sem azeite, ovo sem sal,

Vinho seco e gengibre pra garganta em distocia,

De boldo em sumo pra fígado teimoso

E de adoçante pra evitar hiperglicemia.

Aprendi a gostar de quem não gostava,

Porque a vida surpreende e ensina

Que é bom gostar de quem gosta da gente

E que, às vezes, é bom fazer verso sem rimar,

Porque rima prende e prender impede de gostar.

Aprendi a gostar de quem já amava,

Porque amar, às vezes, é dado goela abaixo

Mas gostar se configura, se compõe, se trava.

Gosto de tudo um pouco, hoje, mesmo em mim,

Apesar de em mim...

Aprendi que gostar é uma decisão

E eu decidi gostar... Seja o que for...

Velho ou novo, punk ou balé, feio ou bonito,

Porque tudo é uma grande ilusão.

O gostar está em mim e de mim aflora

Como a primavera explodindo as razões.

Bilhões de partículas de "gostar" soltas agora

Entorpecendo os velhos ensinamentos,

Como que os preparando para um ritual de sacrifício.

Um ritual onde serão entregues a Hades,

Pois que os mortos que se juntem em seu ofício!

E deixem que vivam os vivos!

Que dos vivos eu gosto!

Dos mortos talvez goste depois, sem preconceito...

Que gostar é grande como o é Deus

E nunca na vida O tenho sentido tão perto...

Tão forte... Tão dentro do peito!

3 comentários:

karine Ferreira disse...

eu não gostei, eu ameiii ... que fodaaaaaaa ... muito bem escrito, muito bom lindona!
aprender a gostar, a curtir, a aproveitar nos garante melhores momentos, nos faz feliz!
bjus ;***

ANTONIO CARLOS GOMES PINTO disse...

Gostei .
Sensível sem ser piegas, coloquial ao msm tempo q sonoro...bacana !

Beatriz Oliveira disse...

Obrigada, queridos! =)