Quem sou eu

Minha foto
Maricá - Itaipuaçu, Rio de Janeiro, Brazil
Sou poetisa, cantora, compositora e amante das artes.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"SABIA QUE TUDO QUE É IMAGINADO EXISTE E É E TEM? POIS É." - ESTAMIRA (Por Beatriz Oliveira)




Estamira é um documentário impressionante de Marcos Prado, e um apelo social fantástico, mas principalmente, um alerta de que na loucura também pode existir sabedoria:

"Isso aqui é um depósito dos restos. Às vezes é só resto e às vezes vem também descuido. Resto e descuido." (Falando sobre o lixão); "Miséria, não, mas as regras, sim! Economizar as coisas é maravilhoso, porque quem economiza tem."; "A culpa é... do hipócrita que joga a pedra e esconde a mão."; "Quem anda com Deus noite e dia, dia e noite na boca... largou de morrer?"; "Vocês não aprendem na escola, vocês copiam. Vocês aprendem é com as ocorrências."; "Isso aqui é escravos disfarçados de libertados. A Isabel, ela soltou eles, e não deu emprego pros escravos..."; "Deus, quem fez Deus foi os homens."; "Sabia que tudo que é imaginado existe e é e tem? Pois é."

Eu sou suspeita, porque sou espiritualista. Creio que a "normalidade" é uma condição social de "igualdade". Quem está fora dos padrões é considerado doente. Sinceramente, pra mim, alguns casos de desequilíbrio mental, senão a maioria, podem facilmente ser ocasionados por problemas psíquicos e Estamira, na minha opinião, é um desses casos. Há um momento em que ela claramente está perdida entre os mundos físico e astral, quando ela diz que o cometa e a lua não estão no alto espaço, mas somente o seu reflexo. Que na verdade eles estão aqui. Sua mente supraconsciente está em contato com a mente consciente sem nenhuma censura e ela diz, desesperada, a si mesma: "Mantenha o controle." É óbvio que os cientistas e médicos dirão que é pura loucura. 

Eu assisti ao filme por indicação de um livro chamado "Cinema e Loucura", que cita Estamira como um exemplo de esquizofrenia no cinema.

Sem medo de parecer tão louca quanto se diz que Estamira é, ouso dizer que concordo com ela: "trocadilo é hipócrita e fez os homens piores que os quadrúpedes." 

"Estamira está em todo lugar e ninguém pode viver sem Estamira! Ninguém!"

Todos devem assistir ao filme, é só clicar logo aí abaixo. Preparem-se para uma grande viagem!


Nenhum comentário: