
Mais um caso de roubo na porta do Fórum.
Das outras vezes tudo aconteceu com pessoas desconhecidas. Próximas, mas desconhecidas. Esses cidadãos, advogados, clientes e concursados pelo Estado do Rio de Janeiro, que trabalham no Fórum de Duque de Caxias, foram interpelados por homens armados, foram ameaçados e feridos em seus corpos, em seus bens, em suas almas, várias vezes, desde que o Fórum foi colocado ali, num bairro não muito bem quisto, à beira de uma pequena comunidade.
Nada contra a comunidade que, aliás, é inofensiva. Crianças correm pela rua. Adolescentes grávidas passeiam seminuas à frente do prédio público. Barraquinhas de água de côco e de doces espalhadas pela rua. A Pensão da Bahiana, que virou self-service, acompanhando a evolução do lugar. Tem, até, aluguel de roupas, praquele cidadão incauto que esqueceu que não se pode entrar em repartições públicas vestindo bermuda.
Tem tudo, menos segurança! A cantina do pátio foi arrombada várias vezes, nos finais de semana, e o dono não prestou queixa, creio eu, pra não perder a concessão. O caminho do ponto de ônibus até o Fórum e vice-versa é uma prova de resistência ao medo e ao pessimismo. Ir trabalhar significa vencer seus limites e acreditar em Deus (mesmo que você seja ateu). E agora, nem mesmo de carro o funcionário está seguro.
Hoje, minha chefe teve seu carro “fechado”, na esquina, por outro carro. Foi retirada de dentro do seu veículo, depois de levar dois tiros (que, graças a Deus não a atingiram). Sua carona, outra amiga, levou um soco e caiu no meio-fio porque demorou a sair, quando ordenada. Eu ouvi os tiros, do posto bancário que há dentro do Fórum. Todos na rua ouviram. Os moradores foram pras janelas. Os dois policiais, que ficam baseados lá, também ouviram, mas nada puderam fazer porque não tinham uma viatura para seguir os bandidos.
Perguntas que não querem calar: Até quando a administração pública (Juiz Dirigente do Fórum, Presidente do Tribunal de Justiça e Governador do Estado do Rio de Janeiro) vai permitir que seus funcionários sejam atacados por bandidos, à luz do dia, indo e vindo de seu local de trabalho? Até quando os funcionários do Fórum de Duque de Caxias vão suportar tal insegurança e descaso?
Creio que a resposta é bem simples: até que um Magistrado (ou o próprio Juiz Dirigente) seja a vítima. Enquanto isso, colegas, rezem ao sair de casa para o trabalho porque, no que tange ao TJRJ, somente Deus é por nós.
(Duque de Caxias, 16/01/2009.)
5 comentários:
Pois é Bia,
Essa é a cultura da violência.Que nos faz ficar com medo até de viver nossos amores.
Lamentável.
Mas a gente é muito mais que isso.
Beijos
Bia, é certo que Deus é por nós, mas a cada relato semelhante a esse sinto que o tempo urge: simbora agora pra cá! Te amo, querida.
P.S.: Parabéns pela propriedade do texto!!!
Querida Bia, é muito triste continuar constatando o avanço da bestialidade e da barbárie. Infelizmente não é só ao redor do Fórum que estas atrocidades acontecem, e sinceramente, sinto essa chaga muito mais profunda, e não somente um caso de segurança. Estamos ôcos, criamos uma sociedade falsa e ôca: valores invertidos, sem princípios, portanto sem meio e sem fim, ou por outra com um fim desastroso. Não há amor, não há paz, só consumismo e bobagem por todos os lados... Desculpe... Mas precisamos continuar semeando... Essa é a única esperança: semear bons fluidos por aí; como tens feito, com poesia e canções, como faz Vicente Portella, Marcelo Bira e tantos outros amigos que não esmoreceram. Não vamos deixar a peteca cair. Continuemos avaliando, propondo, fiscalizando, e semando... Esta é nossa missão.
Paz e Bem!
Um Beijo, um Queijo e um Beliscão de Caranguejo!
é verdade..a pergunta que não quer calar onde essa sociedade vai parar...se não temos segurança nem no trabalho ou no trajeto para ele...
Oi Bia....adorei saber do blog, mesmo agora 21/04/09, adorei os textos. Mas confesso que este merece um comentário, em especial, pois infelizmente vivemos isso todos os dias....No forum do Rj entao ninguém merece. As vezes vejo cenas que me entristecem demais. Depois de uma longa caminhada nos foruns da vida vem uns "filhos sem mãe" pra nos causar aflição, revolta e outros sentimentos tristes. Batem carteiras, ameaçam, puxam nossas bolsas, arrancam o nosso celular...uma droga.... Mas fazer o que né..enquanto nao for o filho de um "grande Juiz, Desembargador, esposa de fulano e beltrano" nada será feito.
O caminho para o forum de Caxias esta virando uma via crucis, pois nao sabemos se chegaremos e sairemos a salvos.
Enquanto isso, vida que segue.
Hum ja falei demais.rs..rs.rs.rs
Abraços
Núbia
Postar um comentário